Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 01/08/2017 Hora: 00:00:00
História do Município
Webline Sistemas

 

O município de Turmalina foi fundado em 06 de agosto de 1948, pelo senhor José de Andrade, popularmente conhecido como Zequinha de Andrade. Zequinha de Andrade era homem de confiança de Rafael Cavalim, grande fazendeiro, dono de muitas terras. No ano de 1948, Rafael fez uma proposta de venda de 100 alqueires de terra, onde hoje está a cidade. Essa missão foi entregue a Zequinha de Andrade que tinha por tarefa vendê-las. Ambos chegaram até aqui através do rio Santa Rita, completando o percurso através de uma trilha aberta na mata. Após abertura de uma clareira, Rafael voltou e Zequinha, que era solteiro, foi buscar sua irmã para viver com ele. Mais tarde seu irmão Clarismundo, que garimpava no Mato Grosso, veio juntar-se a eles. Sabendo da denominação dada ao lugar, relatou sobre uma pedra semipreciosa garimpada, por ele, chamada Turmalina. A partir daí o lugar passou a denominar-se Turmalina. Passando certo tempo foi buscar outras pessoas que se juntaram a eles: Jeronimo Trazzi, Antônio Jonas de Menezes, Aurelino Nitani, Américo Nitani, Antônio Alves Ferreira, o popular Pontife.

FUNDAÇÃO DO POVOADO


O senhor Rafael destinou 10 alqueires de terra para formar uma vila. Doou um terreno para Antônio Fiamoncini, que abriu o primeiro bar onde vendia pinga. Em 1950, José de Souza Viana sabendo que havia terras, que estavam à venda em Turmalina, mudou-se para cá. Ao chegar comprou as três casas que existiam. Os moradores que aqui viviam plantavam café, milho e arroz, mas a principal cultura era o café. Em 1951, José de Souza Viana plantou a primeira roça de algodão e foi ele o primeiro proprietário a contratar trabalhadores para trabalhar na roça. Nesse ano foi fundada a primeira escola e também a primeira igreja, coberta com folhas de coqueiro. Em 1952, José de Carvalho e Silva instalou a primeira venda, onde vendia de tudo. Em 1953, Agostinho abriu outra venda. Novos pequenos proprietários foram chegando e comprando terras. Aos poucos outras famílias começaram a chegar para trabalhar no café.

CRIAÇÃO DO DISTRITO


Distrito criado com a denominação de Turmalina, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, subordinado ao município de Estrela d’Oeste. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960 o distrito de Turmalina permanece no município de Estrela d’Oeste. Elevado à categoria de município com a denominação de Turmalina, pela lei estadual nº 8092, de 18-02-1964, desmembrado do município de Estrela d’Oeste. Sede no atual distrito de Turmalina (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Turmalina e Fátima Paulista, criado pela lei do município acima citado. Instalado em 21-03-1965. O acórdão do Tribunal de Justiça, de 20-05-1965. Incorpora o distrito de Fátima Paulista ao município de Turmalina. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município de Turmalina é constituído de 1 distritos,  Fátima Paulista. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.


CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO


Através do Decreto Lei nº 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, Turmalina fora elevada a categoria de Município, mas em virtude da Revolução as eleições aconteceram somente no ano de 1965. Com o passar do tempo muitas famílias que residiam em fazendas e que foram mandadas embora, foram para a cidade morar e trabalhar como rurais volantes.

 

http://www.memorialdosmunicipios.com.br/admin/fotos/g/imagem2_13_56_37_128_I.jpg

http://www.memorialdosmunicipios.com.br/admin/fotos/g/imagem2_13_57_9_128_I.jpg

http://www.memorialdosmunicipios.com.br/admin/fotos/g/imagem2_13_57_2_128_I.jpg

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro